PROJETO DE EXTENSÃO I – ENFERMAGEM
R$99.00
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- Formatação segundo normas ABNT
- Projeto Completo
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Description
CURSO: | ||||||||||
ENFERMAGEM – BACHARELADO | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – ENFERMAGEM | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso de Enfermagem, está relacionado ao fomento à cultura locorregional, promovendo a difusão, a transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, permitindo ao egresso um maior envolvimento com às ações culturais no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades, articulados com os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Enfermagem e profissão, processo de cuidar em enfermagem, enfermagem e ciência
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; UBS; Hospitais; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
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COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Transferir os conhecimentos adquiridos no curso por meio de ações de difusão cultural no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades, articuladas com os anseios da comunidade;
II – Promover ações de Difusão cultural para comunidade articulados com a geração de novos saberes, relevantes a formação do egresso; III – Ampliar o impacto das ações culturais com a finalidade de promover um maior enriquecimento cultural locorregional. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
O perfil do egresso do curso de Enfermagem idealizado pela IES, tem com o compromisso de formar um profissional que se destaque em sua atuação profissional, mantendo a criticidade e o engajamento social, esse programa de extensão, alinhado com o perfil do egresso busca um profissional capaz de conhecer e intervir sobre os problemas e situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico, nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Criatividade e inovação Flexibilidade e adaptação Inteligência Emocional |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural do curso de Enfermagem, está relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as ações de difusão cultural no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Conhecimentos em Ciências Biológicas;
II – Conhecimentos em Ciências Humanas; III – Conhecimentos específicos do curso estudados até o momento da elaboração do projeto de extensão. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
OLIVEIRA, Mailme; CURADO, Ana Carolina Castro. Enfermagem, ciência e trabalho. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
SANTOS, Álvaro S.; PASCHOAL, Vânia Del’Arco. Educação em saúde e enfermagem. São Paulo: Manole, 2017. NASCIMENTO, Alexandra Bulgarelli do. Conhecimento e métodos do cuidar em enfermagem. Porto Alegre: SAGAH, 2019. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
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2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
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6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
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7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||
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