PROJETO DE EXTENSÃO I – CST EM AGRONEGÓCIO
R$99.00
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- Projeto Completo
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Description
CURSO: | ||||||||||
CST EM AGRONEGÓCIO | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – AGRONEGÓCIO | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade é dedicar-se a área educacional e o transferir do saber, desenvolvendo e capacitando a comunidade local e agregando conhecimentos por meio de projetos e atividades pedagógicas extensionistas. Nesse programa é possível a ministração de palestras, aulas de monitoria e cursos, fomentando a aplicação desses temas no meio rural e comunidade local. Os temas sugeridos são de: gestão de pessoas, segurança no trabalho rural, educação financeira rural, língua estrangeira, desenvolvimento sustentável no agronegócio, segurança alimentar e gestão do agronegócio. Esses temas podem ser desenvolvidos por meio de debates da comunidade local rural, participação em projetos sociais, projetos coletivos multidisciplinar e trabalhos voluntários. Os locais que poderão contemplar esse projeto extensionista podem ser: parcerias com a prefeitura; locais de agricultura familiar, áreas rurais do entorno, associações de bairros, escolas, empresas públicas e privadas do setor de agronegócio, instituições religiosas, ONGs e por meio de redes de internet | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Gerenciar padrões de qualidade nos processos produtivos do setor agropecuário;
II – Planejar e acompanhar a gestão de pessoas e os aspectos relacionados à segurança do trabalho; III – Gerir as diferentes etapas e a dinâmica agropecuária no âmbito da agricultura familiar ou patronal; IV – Avaliar, gerir e monitorar os aspectos ambientais em todos os segmentos do agronegócio. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Agronegócio possibilita a formação do tecnólogo em agronegócio crítico, reflexivo, criativo, humanista e ético, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para planejar e executar a implantação de arranjos produtivos locais, gerenciar empresas/propriedades rurais, ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática, exercendo atividades de docência no ensino técnico profissional e superior, de modo a permitir o enfrentamento e a adaptação às novas situações emergentes e transformadoras da sociedade local, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade local e rural. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Criatividade e inovação Comunicação Interpessoal Planejamento e organização |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
Os objetivos da extensão em Agronegócio vinculados ao Programa de Contexto à Comunidade estão relacionados com a disseminação do saber da área de ciências aplicadas ao contexto rural, prestando serviços a questões pedagógicas, aulas de monitoria, educação básica, educação financeira, gestão de pessoas, segurança do trabalho, recursos naturais, desenvolvimento sustentável rural, sempre relacionando esses temos com assuntos básicos do agronegócio. Tais ações visam a transferência de conhecimento acadêmico para a comunidade, preparando o egresso para uma atuação global, focado não apenas no conhecimento técnico, mas com a preocupação pelo próximo e por uma sociedade mais justa, buscando transferência de conhecimento para quem não tem oportunidade de acesso | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Economia e políticas públicas no agronegócio;
II – Desenvolvimento sustentável no agronegócio; III – Gestão da qualidade de processos e produtos do agronegócio. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
MEDEIROS, Flávio Benilton da Silva. Economia do agronegócio. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
ZUIN, Luís Fernando Soares. Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2019. SILVA, Eliana Belo. Gestão da qualidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
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2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
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6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
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7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||
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