PROJETO DE EXTENSÃO I – CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
R$99.00
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Description
CURSO: | ||||||||||
CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A realização das atividades extensionistas do CST em Gestão de Recursos Humanos, vinculada ao Programa de Contexto à Comunidade, pode representar a oportunidade para estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no alunado do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa, Centro Comercial, Posto de Atendimento ao Trabalhador, Secretaria Municipal de Assistência Social. | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Gerenciar e operacionalizar processos de recrutamento, de seleção, de treinamento e de desenvolvimento de pessoas;
II – Gerenciar e operacionalizar rotinas de pessoal; III – Reconhecer e relacionar os estilos de liderança e sua influência nas relações organizacionais. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Gestão de Recursos Humanos possibilita a formação do profissional que tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las nos processos estruturados e, atuando postura socialmente responsável, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Aprendizado Ativo |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
O principal objetivo da extensão universitária do CST em Gestão de Recursos Humanos, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso, durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Comportamento e clima organizacionais;
II – Negociação; III – Recrutamento e seleção; IV – Rotinas de pessoal. V – Sociedade e direitos humanos. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015.
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. COSTA, Julio Cesar da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. OLIVEIRA, Cristiano Paulo de Oliveira. Rotinas trabalhistas e departamento pessoal . Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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SAÚDE E BEM ESTAR: Proporcionar um estilo de vida saudável aos colaboradores; Sanar o sedentarismo dos colaboradores da empresa; Instituir um programa de atividade física aos integrantes da empresa.
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
ROBERT BOSCH LIMITADA | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Mediante análise da empresa, foram observados alguns problemas no exercício das atividades da empresa. Assim, foram desenvolvidas algumas ações:
Prática de reflexão sobre a qualidade de vida; Introdução de práticas de atividades físicas como melhoramento dos colaboradores; Desenvolvimento de programas de exercícios físicos na empresa; Ciclos de conversas para uma melhor compreensão dos colaboradores |
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Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Não houve mudança de estratégia. | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Foi positivo, o objetivo foi alcançado, onde as propostas colocadas inicialmente, onde foi a qualidade de vida dos colaboradores e um melhor desempenho de suas atividades laborais | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
A implantação de programas de qualidade de vida e promoção da saúde trazem ao ser humano maior resistência ao estresse, maior constância emocional, maior entusiasmo, maior eficácia nos afazeres, melhor auto-imagem e melhor relacionamento.
Portanto, as empresas seriam protegidas com menor absenteísmo/rodízio, com menor índice de acidentes, reduzido custo de saúde assistencial e, em compensação com uma força de trabalho mais benéfica e proveitosa, maior laboriosidade, melhor imagem e melhor espaço de trabalho.
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Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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De acordo com a experiência vivenciada no referido Projeto de Extensão ao observar e analisar as metas principiais do trabalho em diagnosticar a instituição, portanto, sendo capaz de compreender o funcionamento de seu processo de desenvolvimento de ensino-aprendizagem; procurando uma melhor compreensão das técnicas de ampliação de produtos propondo melhorias para o padrão do processo e estrutura organizacional da principal unidade de análise.
O educandário necessitava de um aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que seus alunos são portadores especiais, necessitando de uma prática de ensino mais particularizada, como meio de colocá-los na sociedade e ter seus direitos fincados. Ainda, precisava aumentar suas práticas pedagógicas. Logo, o diagnóstico da instituição em estudo foi alcançado, as sugestivas propostas na literatura foram calhadas e a por destes subsídios propostas de melhoria foram encontradas. Através deste Projeto de Extensão foi possível articular os conhecimentos adquiridos na graduação, como futura profissional de recursos humanos. Portanto, podendo afirmar que o trabalho exerceu seu desígnio.
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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O gestor demonstrou bastante satisfação, sendo passivo da implementação do Projeto de Extensão, sem opinar, apenas agradecimentos. Acrescentando que sentia a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, porém não sabia de que forma poderia ser feito.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
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MARTINS, G.C.; BARRETO, S.M.G. Vivências de ginástica laboral e melhoria da qualidade de vida do trabalhador: resultados apresentados por funcionários adminitrativos do instituto de física da Universidade de São Paulo (Campus São Carlos). Motriz, Rio Claro, v.13 n.3 p.214- 224, jul./set. 2007.
NIRO, T.A. Programa de Qualidade de Vida, Atividade Física, Auto-Estima, Relacionamentos Pessoais e Sentimentos Positivos. 2007. In: Qualidade de vida em propostas de intervenção corporativa /Roberto Vilarta, Gustavo Luis Gutierrez (orgs.).- Campinas, SP:Ipes editorial, 2007. PANDA, M. D. J. A Influência de um Programa de Exercícios Físicos na Percepção de Qualidade de Vida e na Saúde dos Colaboradores da UNICRUZ. Projeto PROBIC/ FAPERGS/ UNICRUZ. Vice Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Cruz Alta, 2012. RODRIGUES, Marcus, C. V. Qualidade de Vida no Trabalho: Evolução e Análise no Nível Gerencial. Petrópolis: Editora: Vozes, 2009. SILVA, M. A. D. e DE MARCHI, R.. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo: Editora: Best Seller, 2007.
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
(X) | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
(X) | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
(X) | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
(X) | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
(X) | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
(X) | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||
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